Image Map


Não costumo ser muito fã desses tipos de projetos, nunca participo de nada assim, até que encontrei o "A Poem A Day" no blog http://www.vanessachanice.com/ e como gosto muito da Vanessa achei que seria uma boa participar. E o melhor, começa domingo agora!
O desafio dura o mês de Junho inteiro e é um tema por dia. Apesar do título dizer "poema" é livre para escrevermos o que bem quisermos. 
Qualquer um pode participar, é só divulgar o texto com a tag #PHpoemaday. Clicando aqui você tem acesso as todas as informações no blog da Vanessa e clicando aqui você terá acesso ao grupo oficial no Facebook. No vídeo abaixo você tem todas as informações a respeito.


Agora é aquele momento que você me pergunta como fica o blog. Bem, adianto a vocês que é algo temporário, a postagem do MonthByMonth está super de pé, assim como as playlists, já Starlight entrará em hiatus a partir da próxima semana, mas serão apenas três semanas! Eu gosto muito de escrever Starlight, é muito desafiador para mim, uma vez que saio da minha zona de conforto dos meus romances românticos e parto para algo, não apenas mais maduro, mas como um gênero totalmente novo e diferente para mim que é a ficção científica. Eu sei que em Dezembro passado (2013) eu consegui manter postagens regulares na minha contagem regressiva para o Natal com Contando Um Conto De Natal, mas eu estava de férias e não em época de provas. Isso muda muita coisa. Espero que entendam e não me abandonem. 
Para as postagens ficarem mais organizadas, estarão todas na tag #poemaday, ai quando você gostar de um dos meus textos é só voltar nessa postagem e lê-lo.
Final do semestre está chegando e algumas novidades também, mal posso esperar para contar para vocês!

Beijos
S.S Sarfati


Tem um filme de mesmo nome, mas não é sobre ele que eu vou falar, não agora. Ultimamente, não me perguntem por que, muitas coisas em minha vida tem girado em torno do tema "tempo" e "viagens no tempo". As vezes gosto de fantasiar que há uma espécie de roteiro para minha vida, não sei quem o faz, mas finjo que há. Digo um roteiro na forma de dizer que há uma linearidade por trás de tudo, como por exemplo, em março, tudo girou em torno das pequenas coisas, das coisas simples da vida. Agora, final de maio começo de junho, "tempo" está comandando os grandes acontecimentos da minha vida. 
Viagens no tempo tem ganhado minha atenção especialmente pelos últimos filmes que assisti (o último filme da franquia "X-Men" e ao filme que o título faz menção, "Questão De Tempo" - céus, quando é que inventarão uma rede social como o Skoob para filmes?), mas por trás de uma coisa singela, um desafio as leis da física, há um grito de socorro muito maior. 
A sociedade está doente. Muito doente. E esses vários filmes e livros que vem circulando por ai com o tema prova que, mais do que nunca, estão todos desesperados para que as coisas passem a funcionar, que a sociedade se cure e as possibilidades de cura atualmente e em um futuro próximo estão tão pequenas que o que nos resta é recorrer ao passado e tentar arrumar tudo antes que seja tarde demais. Mas então lembramos que isso ainda não é possível, pelo menos não por enquanto. E vende-se filmes e filmes com essas ideias para que cada vez mais as novas gerações procurem isso para que um dia elas sejam capazes de curarem as doenças das antigas gerações. 
E em um parágrafo fui capaz de escrever um perfeito futuro distópico.

Beijos
S.S Sarfati


Crescer não é apenas ficar mais alto ou ter mais velhinhas em cima do bolo no seu aniversário, crescer é ser capaz de quantificar um sonho. 
Não me venha com uma conversa idealista dizendo que os verdadeiros sonhos não têm preço ou que não são capazes de serem quantificados por que na realidade capitalista atual tudo tem seu preço e talvez sair da utopia onde sonhos são gratuitos e ilimitados seja um dos aspectos mais difíceis de encarar quando se é jovem. Embora sonhar seja algo ilimitado e muito saudável, sonhos são muito mais complexos do que isso: requerem tempo, dedicação e muita persistência. 
Quando se tem dezessete anos o tempo é vasto permitindo-nos dedicar a projetos tolos e sonhos simples. Até que um belo dia entendemos que estamos em uma corrida contra o tempo e passamos a ter um olhar mais carinhoso e cuidadoso com o que está a nossa volta e com o que usamos para construir nossas vidas. Passamos a escolher os nossos sonhos e por mais que doa, aprendemos a quantifica-los não só em valor monetário mas também em valor de importância. Seu sonho não precisa ser algo lucrativo, mas precisa ser importante, não basta ser prioridade número um na sua vida sendo que ideologia não enche barriga. 
O sentido de sonho é algo muito amplo, mas uma das minhas definições favoritas é que sonho é aquilo que preenche um vazio dentro de nós, a única coisa que se acontecesse levaria todo o sofrimento embora. Por ser tão amplo e ao mesmo tempo tão poético sonhos são facilmente confundidos com objetivos, é muito mais bonito falar que você tem uma vida cheia de sonhos do que com objetivos ou ambições. Nesse contexto essas duas palavras têm uma imagem tão negativa e associadas a comportamentos competitivos e frios que nem vale a pena discorrer muito. Mesmo sendo frequentemente confundido seus sentidos, sonhos e objetivos são irmãos muito próximos, é saudável associa-los. Sonhos impossíveis são maravilhosos porém trazem muita dor consigo, então por que não ser um pouquinho mais feliz e sonhar com sonhos quantificados? 


Beijos
S.S Sarfati

pipoca e um bom filme sábado à noite fazem de mim  uma pessoa mais feliz

Estar no último ano do Ensino Médio é estar vivendo muitas coisas que a maioria das pessoas que já passaram pelo EM viveram. É viver experiências comuns. E de todas as experiências comuns, a mais destacada é a da viagem de formatura, embora muitos não tenham essa tal viagem (eu sou uma dessas pessoas) essa é, sem dúvida, a experiência mais comum de todas. Lembro que a cinco ano atrás era minha prima que falava sobre a tal viagem para Porto Seguro e hoje são os meus colegas de sala. Como é algo que mexe com as fantasias de alguns dos alunos desde bem cedo, é bem comum você se deparar no Facebook com postagens do tipo "Essa é um dos dias mais felizes da minha vida, fechei minha viagem para Porto Seguro". Embora pareça não é sobre viagens de formatura que eu vou falar hoje e sim sobre "os dias mais felizes da sua vida".
Embora seja uma frase singular, com um único dia mais feliz da nossa vida, geralmente as pessoas não usam essa frase uma única vez na vida. Não apenas por que somos indecisos, mas por que nós nunca sabemos como será o dia de amanhã e se ele será de fato não será "mais melhor" do que o último "dia mais feliz da nossa vida". Há quem critique essa pluralidade de dias mais felizes, mas esperar um dia muito ruim chegar para então perceber que aquele dia foi bom não faz o mínimo de sentido: não temos noção de quando será o nosso último dia, então por que não aproveitar todos os dias? 
Dias felizes não precisam de grandes realizações, apenas precisam de uma grande felicidade, um grande motivo para estar feliz. Por que tanto felicidade como estar feliz, é algo relativo: pode ser desde casar com um moreno alto bonito e sensual até comer um pote de achocolatado em pó. Não importa o que é a sua felicidade ou o que faz do seu dia o mais feliz da sua vida desde que ele seja verdadeiro. Viajar à Paris é algo muito legal, mas será que te traz mais felicidade do que tomar café quente em um dia gelado? Maré calma nunca formou marinheiro habilidoso então será que aquele dia em que, após chorar durante duas horas, você viu o seu filme preferido passando na televisão aleatoriamente não foi um grande alívio e felicidade para você? 

Qual foi o dia mais feliz da sua vida? Por que não compartilha comigo por TwitterFacebook ou email?
Beijos
S.S Sarfati


Tenho prestado ENEM regularmente desde que entrei no Ensino Médio em 2012, portanto esse já é o terceiro ENEM seguido que eu me inscrevo (alô, alô ENEM 2015). 
A maior diferença desse ENEM para os outros dois, basicamente, é o fato de eu ter que colocar o número da minha escola na inscrição. Parece algo superficial, mas juro que não é: ser obrigado a colocar o número da sua escola significa que agora você está apto, teoricamente, a representar sua escola no mundo lá fora. Quer dizer que eles te julgam capaz e inteligente, que eles acreditam em você. É bom ao mesmo tempo que é algo de extrema pressão. Outro fato interessante é que, no meu caso que já me inscrevi antes, é possível perceber como o tempo tem passado. É incrível como o tempo e a vida têm me engolido sem que eu perceba. É incrível pensar que isso acontece comigo, por mais que eu relute em admitir, ao mesmo tempo que é fantástica a capacidade do tempo de mudar as coisas. O tempo das canetas coloridas está acabando.
Quando eu me inscrevi para o ENEM na primeira vez, eu acha que podia tudo. Eu achava que a realização de cada sonho estava a um passo de distância. Hoje percebo, que embora a realização de cada sonho esteja a um passo de distância, o passo é muito maior e requer muito mais coragem, esforço e dedicação. 

Beijos
S.S Sarfati 


Essa imagem não representa somente a minha mãe, mas sim todas as mães ao redor do mundo: fazendo de tudo para proteger seus pequenos (que quase sempre crescem e tornam-se maiores do que elas). 
Ao contrário dos últimos anos anos, não escrevi um texto sentimental para minha mãe. Simplesmente não consegui pensar em algo grandioso o suficiente que dissesse tudo o que tenho para dizer. É muita coisa para dizer com poucas palavras disponíveis na língua portuguesa. 
Mas é óbvio que não deixei de escrever algo para ela. É uma história, sentimental a sua maneira, sobre um pai indo comprar o presente do dia das mães com seus três filhos pequenos. Um retrato fiel ao jeito cômico e desajustado que um pai é capaz de ter com seus filhos. Como diria minha mãe, um pai nunca vai ser uma mãe. 
É uma história de quatorze páginas que está disponível em pdf aqui tanto para leitura online quanto para impressão e download. Para que você tenha certeza que vale mesmo a pena ler até o final, o início do primeiro capítulo está diponível online também. É só clicar em "mais informações" aqui embaixo. 

Feliz dia das mães
Beijos
S.S Sarfati


Eu digo isso por que não basta você ser a favor do casamento gay simplesmente por que você é, por que você é de uma geração que te ensinou a ser assim. Você deve ser a favor do casamento gay por que, de acordo com seus princípios, você concorda com isso. Em outras palavras, não basta ser a favor das novidades, você deve gostar delas. 
É muito comum, especialmente entre adolescentes, reparar em quanto todos estão sempre tentando parecer modernos, atuais, vanguardistas de tendências que sempre estão tentando ser mais vanguardistas do que os outros. Mas é só ter um olhar mais atento sobre eles e veremos que eles não fazem isso como se eles tivessem outra opção, como se eles realmente quisessem fazer isso: eles fazem por que está no DNA da sua geração fazer isso. 
Os adolescentes de hoje vivem os sintomas de uma geração pós modernidade onde todos são obrigados socialmente a reafirmarem suas diferenças tornando-os cada vez mais iguais. Ou seja, os adolescentes de hoje não tem outra saída a não ser pregarem suas diferenças, cada vez mais reafirmar ao mundo o que os torna diferentes dos seus colegas de escola ou de seus pais, porém isso acaba gerando um efeito reverso por que depois de ver tanta gente afirmando suas diferenças percebe-se que eles nunca estiveram mais iguais. Deixam bem claro que seus comportamentos, atitudes e pensamentos são sem igual até quando não há como isso ocorrer, tornando suas atitudes forçadas.
Não há problema em não ser diferente o tempo todo, o problema acontece quando isso torna-se forçado. Quanto mais algumas pessoas tentam fugir da massa mais na massa elas caem. Quer maior exemplo disso do que aquelas blogueiras metidas a lançadoras de tendência de moda? 
Não basta ser vanguardista, você tem que ser único.

Beijos
S.S Sarfati


Esses dias me peguei com a página do meu email aberta e totalmente em branco, o único campo preenchido era o destinatário. Era um email para uma atividade entre os membros de um grupo sobre livros que eu participo no Facebook. Essa atividade era baseada no livro "As Vantagens De Ser Invisível" (quem já leu?) e consistia em deixarmos nossos emails e alguém deveria mandar email para nós contando sobre sua vida, sua personalidade, como uma espécie de diário. E tudo isso de forma anônima, é claro. 
Recebi cerca de quatro emails, embora só tenha enviado um. E quando me deparei com a minha janela aberta, eu reparei que eu tinha um mundo todo novo pela frente: o dono do email era alguém que eu desconhecia, portanto eu poderia ser qualquer coisa que eu quisesse. Eu poderia ser um pouco mais confiante e um pouco menos teimosa; eu poderia ter alguns kilos a menos e centímetros a mais; algumas tatuagens, um cabelo ruivo e uma universitária que se dedicava a filosofia de bar. Essa poderia ser eu, se assim tivesse descrito-me.
É engraçado como em alguns momentos da vida nos encontramos com oportunidades de nos reinventar. Não são muitas, basta serem bem aproveitadas. Porém, posso afirmar como alguém que decidiu mudar um pouco sua vida a uns anos atrás: é muito mais confortável ter a segurança de se descrever exatamente como você é. 
Em 2010, ainda no falecido Orkut, eu era frequentadora de fóruns nas comunidades sobre a série Glee e uma vez que eu criei um perfil que embora tivesse a mesma foto, tinha uma outra personalidade, idade (eu mentia a idade para três anos a mais: na época eu tinha 13, então dizia ter 16) e outro nome: nascia ai a Saminha. Não nego ou ignoro a importância dela para minha história e para meu círculo de amizades atual, tanto por que se naquela época eu não tivesse feito isso, hoje eu seria totalmente diferente. Na época, lembro de me pegar pensando se aquela não era uma outra personalidade diferente de mim. Hoje percebo que não era uma personalidade diferente e sim só uma antecipação do futuro. 

Não tenham medo de se anteciparem um pouco.
Beijos
S.S Sarfati

PS: Eu tenho adorado participar de toda essa atividade, então por que não me envia um email com a sua história também? Vou adorar lê-la: sophiesamiesarfati@hotmail.com


A reflexão-expectativa para o mês de Maio chegou um pouquinho depois do dia 1°, mas o importante é que veio!
Creio que Maio será um mês para eu tirar o pé do acelerador e pensar um pouco mais em mim mesma. Os últimos meses têm sido complicados para mim: são muitas coisas estranhas e novas acontecendo comigo e as vezes sinto como se não tivesse condição de aguentar. Estou tentando manter mais o foco em mim ao invés de tentar focar em tudo. Por que para mim não basta focar em alguma coisa, eu tenho que ser muito perfeita nessa coisa. Então é difícil para mim segurar as pontas e tentar fazer tudo muito direitinho.
Espero que em Maio tudo dê uma acalmada. Não é que eu não goste de agito, eu gosto, mas não do tipo de agito que está acontecendo na minha vida, então se não é para ter outro tipo de agito, que não tenha agito nenhum! Espero me aproximar das pessoas que querem meu bem, mesmo que elas queiram meu bem do jeito delas. Espero ser capaz de entender que esse é meu jeito e sempre vai haver alguém que vai gostar ou ao menos se encantar por ele. 
Como vocês podem ver, não espero muito do mês de Maio
Beijos
S.S Sarfati