Image Map

"De onde você veio? Do planeta dos perdedores?" "Do oposto do planeta 'olhe para mim', 'olhe para mim'"

Há um conceito bastante interessante sobre homogeneização da sociedade que diz que com a globalização no ritmo frenético atual ela está fazendo a sociedade global ficar cada vez mais igual, que há cada vez menos diferenças entre a sociedade brasileira e a sociedade americana, que há cada vez menos culturas e idiomas e tudo isso  por que as demais sociedades estão se curvando diante de uma. De forma geral a sociedade está ficando cada vez mais igual e com pessoas cada vez menos diferentes.
A grosso modo pode-se dizer que uma pessoa igual é uma que segue determinado padrão, o padrão "normal". Que padrão? Imposto por quem? Não há uma conta no Twitter ou no Facebook que dizem exatamente como deve-se ser ou deve-se agir, pelo menos não diretamente. É possível dizer que agir ou não agir de determinada maneira faz parte de um inconsciente coletivo e o que não está "escrito" nesse inconsciente é visto como "estranho".
O conceito de normalidade é muito tênue: o que é "normal" para um, não é para outro. No filme "10 Coisas Que Eu Odeio Em Você" a Kath é apresentada a nós como a irmã "estranha" enquanto sua irmã, Bianca, é a irmã "normal" e todo mundo, inclusive o pai das meninas,  parece concordar com essa definição até que em uma conversa com Kath, Patrick diz não entender por que todos gostam da irmã dela e que ele acha Bianca vazia. Com essa fala ele deixa bem claro que, na concepção dele, a estranha é a Bianca e não a Kath. O mais interessante é que, para o resto das pessoas, Patrick também é considerado "estranho" e Kath discorda disso e provavelmente por isso que os dois acabam juntos no final do filme: não por serem dois "estranhos", mas por terem concepções de mundo parecidas.
"Estranho" ou "normal" é apenas uma questão de concepção de mundo e a grande questão é que cada vez mais pessoas têm a mesma concepção de mundo e por isso esses termos têm se tornado tão abrangentes. Alguns hábitos enquanto inseridos em um macro-contexto são visto com estranheza devido a falta de naturalidade que as pessoas têm com determinados hábitos enquanto no micro-contexto estão todos bastante familiarizados com tais hábitos. Muitas vezes confundem-se a palavra "normal" pela palavra "natural", o que é natural sempre será mais normal do que o que não é natural. Nada é totalmente "normal" ou totalmente "estranho", as coisas simplesmente são, sem essa necessidade gritante de rotular. 


Beijos
S.S Sarfati

PS1: Eu também acho a Bianca muito mais estranha que a Kath.
PS2:É interessante como alguns pontos de vista não mudam: escrevi este texto em 2013 onde eu disse praticamente a mesma coisa que este texto que acabei de escrever!

Deixe um comentário