Image Map


Ao longo desses quase quatro anos de blog, é difícil acreditar, mas ele teve página no Facebook. Ela foi criada em Setembro de 2013 e como eu não cuidava muito dela, eu apaguei em 2015 se não me engano. 
Só que ao longo desse tempo sem página eu percebi que isso era uma desvantagem em relação aos outros blogs e por isso, hoje, decidi criar uma página nova que leva o nome do blog: Sophie Samie Sarfati.
Então convido todos a curtirem a página para sempre estarem por dentro de todas as postagens e umas coisinhas a mais.
É fácil, é só clicar aqui.

Beijos
S.S Sarfati

WeHeartIt

Não sei quantas vezes eu já disse isso aqui, mas Páscoa é mais do que os chocolates, é um momento de renascimento tanto pessoal quanto coletivo. 
Por vivermos em um país no hemisfério sul como o Brasil o nosso Inverno ainda está chegando, acabamos de entrar no Outono. Enquanto isso no hemisfério norte, lugar de onde importamos todas as nossas tradições como a Páscoa, o Inverno deles acabou esses dias e eles acabaram de entrar na Primavera e as primeiras folhas voltaram a nascer. É lindo. A natureza está começando a se colorir novamente após um inverno rigoroso. Nada melhor do que a própria natureza para nos lembrar que não importa o quanto as coisas estejam difíceis agora, não há inverno que dure para sempre. 
Eu estou bem feliz com a minha vida agora. Estou adorando estudar o que estou estudando, fazer o que estou fazendo e conviver com as pessoas que eu estou convivendo, verdadeiros amigos. Sabe quando as coisas estão tão boas na sua vida que às vezes você para por um momento para ver se isso tudo é real mesmo ou se é fruto da minha imaginação, cena de filme ou qualquer outra coisa que não seja a realidade. E é fantástico quando eu percebo que essa é a minha vida, a vida que eu quis, a vida que eu estou construindo para mim. 
Com tudo isso de fantástico que tem acontecido na minha vida, eu ainda acho que é hora de renascer. De apagar aquelas coisas ruins que teimam em ficar na nossa mente, poluindo nossa vida. Sempre tem algo que é possível melhorar. É uma ideia que tenho fixa na cabeça, que não é preciso ano novo para mudar velhos hábitos e sim saber aproveitar esses breves momentos em que é possível renascer. 

 Beijos
S.S Sarfati


Neste post aqui falei sobre filmes que eu colocaria no meu cineclube, caso eu tivesse um. No post de hoje vou falar sobre outros filmes que entram na mesma categoria. 


A Pele Que Habito foi o primeiro filme do Almodovár que assisti e fiquei completamente encantada pela confusão mental que este filme me provocou. Como não amar?! É simplesmente fantástico! Além de ser um tremendo filme de arte, ele aborda temas bastante interessantes como a ética médica.


Vicky Christina Barcelona é um dos meus filmes favoritíssimos. Vicky e Christina vão para Barcelona e lá várias coisas acontecem. É um filme do Woody Allen, então é natural que seja bastante focado nos relacionamentos.


Melinda e Melinda não me ganhou muito com o storyline, mas a proposta é fantástica: um grupo de escritores de diferentes gêneros contam a mesma história através do seu ponto de vista. 


Amor Sem Escalas não é tão "filme de arte" como os anteriores, porém igualmente fantástico. Com George Clooney no papel principal, este filme retrata de maneira bem sensível relacionamentos e pensamentos contemporâneos em todos os seus angulos. Uma leve crítica a pensamentos os quais achamos ser perfeitos.

Beijos
S.S Sarfati

Nada te faz sentir mais jornalista do que um bloquinho

É oficial: eu estou no curso certo. Não é como se eu não me imaginasse fazendo outro curso, mas não acho que outro curso combine tanto comigo quanto Jornalismo. 
Sobre o curso de Jornalismo é bem importante relembrar que você não vai chegar tendo matérias como Televisão e Rádio no primeiro semestre, você precisa ter um bom embasamento teórico e por isso as matérias práticas são mais no final do curso. Vi muita gente chegando no curso achando que ia logo para o estúdio de televisão e agora estão entediadas com o curso. Não sejam essas pessoas.
É um curso que demanda muito de você. Embora as aulas sejam descontraídas e leves, você precisa se dedicar muito fora da sala de aula. São MUITOS livros para serem lidos, há bastante produção textual e trabalhos a serem feitos que se não forem feitos com antecedência vão te deixar louco na véspera. É preciso de muita organização. O esteriótipo de jornalista estressado tomando café é muito mais bonito na teoria do que na prática. 
Jornalismo é um curso que envolve comunicação. Embora isso pareça redundância uma vez que jornalismo é da área de comunicação, é algo que precisa ser deixado bem claro. Você vai precisar interagir bastante com os colegas de classe e participar das discussões. Como futuro profissional da comunicação é importante que o aluno de jornalismo (carinhosamente chamado de foca - por ser deslumbrado) esteja preparado para comunicar e interagir com muitas pessoas diferentes, mesmo aquelas que você não gosta e a faculdade é um grande treino para a vida real. Em época de trabalho eventualmente você vai passar resposta para pessoas que você não gosta, mas é importante manter a camaradagem entre os seus colegas. É um curso em que você desconstrói muitos preconceitos. Eu nunca me considerei uma pessoa preconceituosa, mas tive preconceito desconstruído neste um mês de curso. É importante ter um grupo o qual você se identifica, vocês vão se ajudar bastante, além de deixar o clima mais leve e algumas aulas menos chatas. Eu estou bem feliz com o grupo que fiz , são pessoas muito legais que têm tudo haver comigo (inclusive, um beijo para você que faz faculdade comigo e está lendo este texto).  
Não adianta chegar no primeiro semestre de Jornalismo e dizer que não gosta de ler e/ou escrever porque você vai sofrer: ou você aprende a gostar ou troca de curso. Simplesmente não há como estudar Jornalismo sem essas duas características/aptidão. Muita gente quer ser jornalista esportivo e por isso acha que não precisa "manjar" de outros temas, puro engano! Jornalista precisa "manjar" de tudo um pouco. A função do jornalista é uma função, antes de tudo, social e é importante que isso seja entendido. Antes de satisfazer o ego, o profissional do jornalismo precisa satisfazer a sede por informações que a população têm. Vale ressaltar que um bom português é fundamental.

Beijos
S.S Sarfati

PS: Eu tenho postado muita coisa do curso no meu Instagram Snapchat (somione10) então se você tem alguma curiosidade em relação ao curso é só acompanhar as minhas redes sociais e ver um pouquinho do dia-a-dia da estudante de comunicação que eu sou. E qualquer dúvida é só perguntar em qualquer uma das minhas redes sociais ou aqui (inclusive estou pensando em fazer uma série de posts sobre o curso, minha faculdade e etc), adoro falar sobre isso!

WeHeartIt

Talvez por eu gostar de escrever e ser autora, muita gente acaba me perguntando minha opinião sobre determinado livro, autor, gênero e indicação de livros, por isso decidi comentar por aqui quais são meus hábitos de leitura. 
Já adianto que falar sobre meus hábitos de leitura é algo bem complicado porque eu mesma nunca parei para pensar nisso. A leitura é algo que me acompanha desde que me entendo por gente, mesmo antes de eu saber ler eu lia meus livros de banho (inclusive falei sobre isso na minha entrevista para a Tv Justiça, clique aqui para assistir). Cresci observando meus pais lendo desde jornais e revistas até  os livros mais diversos. 
Minha aventura no maravilhoso mundo dos livros começou quando eu tinha uns três ou quatro anos, realmente não me lembro, e eu brincava com a série de livros da Ninoca que era uma série de livros interativos (inclusive esta série de livros existe até hoje, meu favorito era A Casinha de Brincar da Ninoca) o que me ajudou a ter uma familiaridade enorme com os livros desde muito cedo. Quando estava na terceira série, lá em 2006, eu comecei a ler a saga de livros do Diário da Princesa da Meg Cabot e me apaixonei completamente pela histórias e pelo gênero de livros adolescentes, especialmente os mais românticos.
 Nestes últimos dez anos eu li MUITOS livros adolescentes no estilo dos livros da Meg Cabot (inclusive vários dos livros os quais foram lidos por mim nestes dez anos foram livros dela) e conforme eu fui deixando a adolescência, os livros adolescentes também foram me deixando e eu fui caminhando em direção a livros um pouco mais maduros e procurando outros gêneros além do romântico. Inclusive, livros em que o foco principal era apenas o romance começaram a não me agradar mais, o que fez eu me aventurar em autores diferentes e distopias. 
Hoje ainda leio Meg Cabot e livros adolescentes, mas com outra visão. Eu deixei de ler estes livros como alguém que está na adolescência e sim como alguém que já passou por tudo aquilo. Eu gosto muito de ler livros de romances, mas não aqueles exageradamente românticos, aqueles que "iludem" o leitor. Não gosto de pensar na leitura como um escapa da realidade e sim como uma complementação da realidade. Gosto muito de ler livros europeus, bem mais do que os americanos. O humor europeu e o jeito que eles encaram a vida é algo que me agrada muito. Distopias são uma paixão recente para mim então ainda não li muitas, embora eu ache um gênero fantástico para ser estudado e discutido. Passei a ter interesse em ler livros da aula de literatura também, sendo Clarice Lispector e Machado de Assis os meus favoritos. 

Para saber quais livros estou lendo e o que eu quero ler, clique aqui (skoob).
Para saber quais foram os últimos livros que li clique aqui, lembrando que ultimamente tenho lido muitos livros para a faculdade.

Beijos
S.S Sarfati

WeHeartIt

É bastante comum para todo jovem dizer que vai sair à noite no final de semana, especialmente se disser que vai à balada. Só que uma balada é muito mais do que apenas uma casa noturna que atrai determinado público com determinada música, é um lugar cheio de possibilidades e uma dessas possibilidades é ir à balada sozinha. 
 Uma pessoa que vai a balada sozinha já é algo incomum, mas quando essa pessoa é um homem é algo bem mais tranquilo de se aceitar, afinal, ele é homem (como se isso realmente justificasse alguma coisa). Quando uma mulher vai à balada sozinha e fica tranquila com a própria companhia, é uma atitude desafiadora, como se uma mulher confortável com si não fosse aceitável nos dias de hoje.
Uma mulher bem arrumada e com uma bebida na mão emana uma confiança a qual nós não somos incentivadas a ter, somos incentivadas a sermos inseguras e não estarmos tranquilas com a nossa própria companhia, como se mulher não pudesse  ficar sozinha. Somos coagidas a sermos inseguras e dependentes, seja de homens, como de grupos femininos.
Mulheres devem ficar juntas sim e especialmente se apoiarem, mas não é isso que somos incentivadas: somos incentivadas a ficarmos juntas por acharem que quando estamos  juntas vamos ser tão falsas e competitivas por atenção que vamos relevar outras coisas para podermos vencer uma competição imaginária ridícula com as amigas sobre quem chama mais a atenção dos caras. Somos incentivadas a irmos juntas para a balada para ficarmos mais fáceis para os homens chegarem.
Eu  nunca me senti tão empoderada quanto no dia em que eu fui na balada sozinha e me percebi encostada em um canto com a minha bebida na mão, usando o batom vermelho mais escuro que eu tinha e absurdamente feliz. Eu era dona de mim como eu nunca tinha sido antes.
Desde então eu adquiri uma confiança absurda em relação a quem eu sou e a minha própria companhia. Aprendi que estar sozinha não é sinal de abandono e sim de escolha, que eu me sinto bem comigo mesma e que solidão é questão de ponto de vista. Eu sugiro para todas as mulheres irem à balada sozinhas ao menos uma vez. Sinta-se empoderada por estar em um ambiente fazendo o oposto do que esperam que você faça, sinta-se como você deve se sentir todos os dias.

Beijos
S.S Sarfati


Como eu deixei bem claro neste post aqui, eu não apenas amo filmes fofos, mas como acho deliciosamente nostalgico aqueles filmes de adolescente, mas não é só de filmes bobinhos que vive alguém, não é? Por isso que hoje vou falar sobre os filmes adolescentes que não fazem parte dos filmes aguinha com açúcar. 


Sociedade dos Poetas Mortos é um dos meus filmes favoritos de todos os tempos. A primeira vez que eu assisti foi na aula de Literatura do 1°ano do Ensino Médio e foi amor a primeira vista. Neste filme, após a entrada de um novo professor na escola, os alunos passavam a ver o mundo de uma maneira diferente,menos ortodoxa,  se interessando pelas humanidades - em especial pela poesia.


Clube dos Cinco é um dos grandes filmes clássicos dos anos de 1980 dirigido por John Hughes. Cinco adolescentes muito diferentes são obrigados a cumprir castigo em um sábado e ao passar o dia juntos percebem que são muito mais parecidos do que pensavam. Adolescentes são sempre adolescentes.

Grease é outro clássico e o mais fofo desta lista. Danny e Sandy se conheceram nas férias e tiveram um amor de verão, mas ao voltarem para a escola descobrem que vão estudar juntos, só que Danny é o bad boy durão e Sandy é a menina certinha. E aí, como será que vão lidar com isso? Com muita música, claro!



A Arte da Conquista é um filme fofo, se considerarmos que é um filme indie. É a história de um garoto excluído na escola e na vida que se apaixonada pela menina popular da escola e eles se tornam amigos.

Beijos
S.S Sarfati

WeHeartIt

Fevereiro foi um mês intenso para mim como nunca foi. Inclusive, sempre achei Fevereiro meio morto e às vezes até meio complicado - e eu sempre culpava o meu inferno astral por isso. Fevereiro foi um mês feliz, cheio de aprendizados, porém longo. Eu tinha a impressão que Fevereiro nunca iria acabar! Acho que as fotos deste mês refletiram bastante meu estado de espírito durante o mês e eu fico feliz de estar alcançando sensibilidade o suficiente para passar o que sinto pelas fotos. Este ano estou com a proposta de postar uma foto por dia e em Fevereiro consegui postar 21/29, uhul!

WeHeartIt
É oficial: eu estou na faculdade. É só eu pensar em todas as obrigações que eu tenho em um dia e nove de dez obrigações tem haver com a faculdade. Quando não estou cumprindo uma das obrigações, eu estou pensando nelas. Eu não tive 1/4 dessa dedicação para a escola - e olha que eu era uma ótima aluna.
É curioso ver como quando nós estamos interessados em dar nosso melhor, como nós mudamos nosso jeito de ser e até mesmo nosso comportamento no cotidiano. Eu estou tão diferente do que eu já fui, acho que nem minha mãe está me reconhecendo. Ainda este mês quero fazer um post falando sobre minhas primeiras impressões sobre a faculdade e manter certa regularidade ao falar sobre a faculdade de Jornalismo, já que este é um curso que várias pessoas pensam em fazer, mas que sempre surge muitas dúvidas em relação especialmente em relação a não necessidade do diploma.
Eu quero tentar já deixar todos os posts agendadinhos para não precisar entrar aqui todos os dias e poder me dedicar (mais) a faculdade, não que eu gaste muito tempo aqui, mas quanto mais focada, melhor.
Eu só espero sobreviver a faculdade, hahahahahaha.
E você, qual sua expectativa para Março?
Beijos
S.S Sarfati