Image Map

WeHeartIt

Eu não acredito que deixei passar o dia do escritor, um absurdo!
Eu adoraria dizer que é por causa da rotina, do stress ou de qualquer coisa assim, mas a verdade é que eu não sou nem um pouco ligada a datas comemorativas. Tirando o Natal, não lembro de nenhuma dessas datas - nem o carnaval. 
É muito legal pensar que sou uma escritora, embora não me veja assim. Eu não consigo me ver como alguém diferente de uma jovem de 19 que está buscando seu lugar no mundo embora comparada a vários jovens da minha idade, eu estou bem mais encaminhada do que eles.
Eu escrevi um livro e isso é o que tecnicamente me faz uma escritora, mas na verdade o que me faz escritora é minha habilidade de colocar em palavras atos que nem nós mesmos somos capazes de explicarmos porque o fizemos. E eu não preciso de fato escrever para que isso aconteça. Ser um bom ombro amigo a alguém que precisa me faz escritora. Manter amizades me faz escritora. Observar o mundo a minha volta e não me alienar dele me faz escritora. O que menos me faz escritora foi ter publicado um livro alguns anos atrás.
Claro que eu quero continuar escrevendo 'de verdade'. Sabe, aquela velha rotina de sentar na frente do computador e bater freneticamente os dedos contra as teclas afim de formar palavras que se encaixam em uma sentença que por fim espero que se encaixem no texto. Eu amo essa rotina solitária. Escrever é marcar um encontro consigo afim de encarar seus próprios demônios.
Eu não me imagino fazendo nada diferente do que criando situações. Eu tenho uma verdadeira paixão por criar e escrever me permite isso e muito mais. É uma catarse constante. 
Como jornalista, meu dever não é criar histórias e sim contar histórias verdadeiras. Parece que não sei viver sem contar algumas histórias por aí. Apesar de na escrita eu ter toda a liberdade poética para criar o que eu quiser criar, eu tenho essa espécie de compromisso comigo mesma que me permite apenas contar histórias que poderiam ser verdadeiras. Não gosto de diálogos forçados ou situações hipotéticas demais, pessoalmente tenho um compromisso com a autenticidade da vida. Através das minhas escritas quero contar histórias que são reais, em que as pessoas possam se identificar, mas não de um jeito piegas. Eu quero ter liberdade para criar histórias, mas isso nunca significará que não terei compromisso com os fatos.

Beijos
S.S Sarfati

WeHeartIt

Nem sempre voltar para a rotina é fácil, na verdade, é sempre bem complicadinho. Eu saí de mais de um mês em que eu não precisava fazer absolutamente nada para uma rotina em que meus dias são cheios de ocupações. Claro que como eu sei que a primeira semana é sempre mais complicadinha, eu tento organizar minha vida de uma maneira que as outras coisas não me ocupem tanto, tendo todo o tempo focado em me adaptar de volta para a faculdade. 
Estou no segundo semestre e isso é fantástico. Fiz um primeiro semestre bom com relativamente pouco esforço então estou usando (ou pelo menos tentando) isso de motivação para fazer um segundo semestre ainda melhor me esforçando mais. O meu maior defeito é me contentar com pouco. Quando eu faço algo e considero que o resultado foi bom parece que meu cérebro trava e não quer tentar ir além mesmo sabendo que eu tenho potencial.
A verdade é que eu adoro meu curso, acho ele bastante amplo e cheio de assuntos os quais eu gosto bastante, mas não me vejo com aquele empolgação de foca que eu vejo meus amigos. Não que eu esteja criticando eles, de forma alguma, eu estou me criticando. 
"Então você não se imagina trabalhando na área?" Claro que me imagino, mas não de maneira convencional. Nunca encontrei de maneira acessível o trabalho dos meus sonhos. Sabe aquela frase que diz que se não encontramos o emprego dos sonhos é porque devemos criá-lo nós mesmos? Eu sempre tive uma crush por ela. Desde bem antes de começar a pensar mais seriamente sobre faculdade eu meio que sempre me identifiquei com ela. Talvez essa seja a frase da minha vida. 
Uma coisa que eu estou decida a fazer esse semestre é ler mais. A bibliografia do curso é muito vasta e sinto que não aproveitei ela em nada no primeiro semestre. Eu adoro ler, mas como não leio mais a mesma quantidade livros e nem com a mesma frequência quando eu eram mais nova (eu era uma verdadeira traça de livros) confesso que estou um pouquinho enferrujada.
Acho que com um pouquinho de atitude eu mudo tudo isso.

Beijos
S.S Sarfati

Capricho

Muita gente pode se surpreender com essa informação, mas o blog foi criado em 1997, ou seja, tem quase 20 anos! Em 1999 os blogs tornaram-se mais acessíveis uma vez que as pessoas não precisavam saber linguagem de computador, html, para que pudessem administrá-los e por isso no início do ano 2000 o número de blogs encontrados já passava de milhões. Era possível falar sobre qualquer assunto da maneira que achar melhor em um espaço totalmente único e particular. 
Contudo, por volta de 2010 houve uma grande explosão de novos blogs e assim nascia a profissão blogueiro. Empresas passaram a usar blogs para fazer divulgação dos seus produtos e assim indiretamente passaram a financiar os blogs e consequentemente seus blogueiros. Claro que com o surgimento de uma nova profissão, teve muitos interessados e alguns passaram a profissionalizar seus blogs enquanto outros criaram com a função de virar blogueiro. 
O que acontece é que hoje, em 2016, cerca de seis anos após a segunda explosão de blogs é que o mercado para blogueiros encontra-se extremamente saturado e com pouco espaço para quem está começando agora. Estas mesmas pessoas que almejam o estrelato virtual muitas vezes são as mesmas pessoas com problema de criatividade que copiam as fórmulas desgastadas de quem já ganha dinheiro com elas. Como se não já não fosse decadente o suficiente por parte de quem não se reinventa, é quase pedante para quem quer uma fórmula pronta para o sucesso. 
Os blogs tomaram um espaço enorme na mídia e gradualmente vem sendo cada vez mais respeitado tanto que blogs femininos voltados especialmente para o público adolescente são cada vez mais lidos enquanto as tiragens das revistas voltadas para o mesmo alvo vem diminuindo assustadoramente, a Capricho chegou a ser a revista adolescente mais vendida do país e hoje não existe versão imprensa dela. Contudo isso deveria ser ótimo, mas acabou que foi uma troca de seis por meia dúzia.
As revistas adolescentes que tinham como missão original serem verdadeiras gurus, como se fosse uma irmã mais velha dando conselhos, mas acabou que se tornaram um manual de estilo de vida e quem não seguisse ficaria de fora, como se adolescentes precisassem de algum motivo para excluírem alguém. A publicidade ganhou um espaço tão grande que quase não tinha mais espaço para o jornalismo. As leitoras passaram a ser bombardeada por anúncios diretos e indiretos de produtos incríveis e quais peças de roupa elas deveriam vestir para serem consideradas estilosas.
Por isso a chegada dos blogs deveria ser algo bom, feito por meninas para meninas com linguagem verdadeira e atual, mas o que aconteceu foi que os blogs tiveram o mesmo fim das revistas. Blogueiras vivem da divulgação dos produtos que ganham e publicidade velada é o de menos que elas fazem. Até mesmo em vídeos de como juntar dinheiro, há o patrocínio de determinado banco. Você não sabe mais qual opinião é sincera e assim não consegue confiar, contudo, nada existe se não houver confiança.

Beijos
S.S Sarfati

WeHeartIt

Não acho que exista maneira melhor de começar esse texto do que fazendo um paralelo com os nossos hábitos de consumo. Quando nossos computadores, celulares, televisões ou qualquer outra coisa do tipo quebram, o que fazemos? Compramos outro, substituindo o antigo. Simples assim. Contudo, tornou-se tão fácil substituir bens de consumo que estamos levando esta lógica para todos os aspectos da vida sendo capazes de substituir tudo, até mesmo pessoas.
Eu sou do tipo de pessoa que acredita que nenhuma pessoa cruza o nosso caminho por acaso, todo mundo tem um papel único na nossa vida. Então quando, por algum motivo, alguma pessoa saí da nossa vida o espaço que ela teve fica vago podendo ser preenchido apenas por ela.
Só o que acontece é que cada vez mais trazemos pessoas para nossas vidas para que elas substituam as pessoas que saíram ao invés de encontrarmos o verdadeiro lugar delas. Nós estamos com muita preguiça e sem paciência para conhecermos o suficiente as pessoas para entender o que elas vieram fazer na nossa vida. Quando alguém entra na nossa vida já queremos saber no lugar de quem ela vai entrar ao invés de somarmos ela na nossa vida.
Pessoas não são rolhas que entram em buracos, precisamos parar de tratá-las como tal.

Beijos
S.S Sarfati

WeHeartIt

Quando você tem menos de 18 anos e/ou está fora da faculdade, você costuma se pegar dizendo as seguintes frases "Quando eu estiver com 18 anos tudo vai ser diferente" e "Quando eu estiver na faculdade tudo vai ser diferente" e as pessoas mais velhas que te escutam dizendo isso te falam que não é bem assim e que é para você não criar tanta expectativa, mas quem são elas para dizer isso para você? ÓBVIO que você sabe do que está falando, que você tem razão. 
Aqui vai o conselho sincero: tudo continua a mesma coisa quando você faz 18 anos e/ou entra na faculdade.
Talvez a grande pergunta que esteja pairando no ar neste momento é: o que me faz diferente das outras pessoas que já disseram exatamente a mesma coisa e que foram ignoradas? Bem, na verdade, nada. Só que vocês tem certeza que eu compartilho cada dúvida e angústia que eu tenho na minha vida e que por isso eu não diria tolices.
Eu não sei de onde vem essa expectativa de que com estes dois marcos sua vida se torna outra, talvez os responsáveis por isso sejam os filmes,livros e séries que insistem em nos mostrar histórias de adolescentes com vidas infernais durante a escola que sonham com a faculdade ou em como na faculdade tudo vai mudar para melhor, só que eles nunca mostram o que realmente acontece depois da formatura e nós acreditamos no que escolhemos acreditar. Eu sempre escolhi acreditar nos finais felizes. 
Nada vai mudar se você não mudar junto, ou melhor dizendo, as coisas a sua volta não vão mudar se você continuar observando tudo da mesma forma. Suas dúvidas e angústias em relação a entrada na vida não somem magicamente quando você faz 18, eu até poderia dizer que elas aumentam: quanto mais noção de mundo você tem, mais pensamentos surgem na sua cabeça.
Não chegue a maioridade achando que você vai acordar sabendo lidar com a sua vida amorosa, que suas inseguranças em relação a sua aparência, em relação ao seu jeito vão desaparecer. Se você tinha medo de não saber se enturmar, adivinhe só, você vai continuar com esse medo. Atingir a maioridade é perceber que sua vida é muito maior do que era antes e que você é um ser muito mais complexo do que você pensava, é entender e aprender a usar isso ao seu favor.

Beijos
S.S Sarfati

WeHeartIt

Antes eu fazia só para o final do ano, mas ano passado vi que foi tão legal selecionar aqueles posts que por algum motivo me marcaram que eu decidi fazer um post com os melhores posts duas vezes por ano, no fim de Junho e no fim de Dezembro aproveitando os dois grandes períodos de férias que tem, espero que gostem! 

Túnel do Tempo: Plantão Médico
Vamos às Compras
Consumir bem que mal tem?
Dezenove anos e o tempo
Túnel do Tempo: Doctor Who
Dona de Si
Sobre meu primeiro mês na faculdade
10 Motivos para amar 10 Coisas Que Eu Odeio Em Você
Como eu estou lidando com os estudos
Ser amada não dói
1°Ano
Eu não sou garota para você
Como foi minha primeira cobertura
O cara que fingia se importar
Encarar novos caminhos com novas pessoas e um novo você
Amor ou Solidão?
Como eu me imagino daqui a cinco anos

Algum que vocês gostaram e não está aqui?
Beijos
S.S Sarfati

WeHeartIt

Desde antes de eu entrar na faculdade eu escutava falar sobre o tão temido fim de semestre então quando eu vi que Junho estava chegando, não teve como não bater certo desespero em mim. Era o fim do semestre!
Contudo, passar por isso pela primeira vez me ensinou algumas coisas que eu acho válido compartilhar com quem ainda não está na faculdade e quem está pensando em fazer Jornalismo (curso mais lindo de todos). 
Não tem milagre. Sabe aquela coisa que circula a internet dizendo você vira especialista em uma matéria na noite anterior a prova? Então, não é válido. Ninguém vira especialista em nada em uma única noite. O máximo que você pode fazer é decorar a matéria e se o professor for bonzinho e a prova for fácil, você vai se sair bem. Só que na faculdade você aprende que por mais que bons resultados sejam importantes, é essencial que você absorva o máximo de conhecimento possível, afinal, não é atoa que aquela matéria está na sua grade. Estudar ao longo do semestre vai facilitar e muito sua vida na época das provas porque você não vai sentir como se precisasse aprender tudo e sim dar uma boa revisada. Prestar atenção nas aulas e frequentá-las adequadamente é um ótimo começo. 
Ninguém sobrevive sozinho na faculdade. Se o Batman fosse para a faculdade e não aprendesse a trabalhar em equipe, ele com certeza teria muitas dificuldades para concluir o curso. Além de poder contar com seus colegas para tirar dúvidas, fazer consultas, resumos e outras coisas acadêmicas, amigos na faculdade são essenciais para sua sanidade mental. Mesmo que sua faculdade seja um único período como a minha é (Matutino ou Noturno) é um convívio muito intenso e é impossível que não role certa aproximação. São pessoas que passam pelas mesmas coisas que você, que tem sonhos muito parecidos e que gostam das mesmas coisas que você. A caminhada é longa e tortuosa, mas será muito mais fácil se você tiver com quem contar, assim como quase tudo na vida.

WeHeartIt

Agora decidi me dedicar mais as fotos que eu posto e estou particularmente orgulhosa  de mim mesma <3

tumblr

Caraca, é Julho.
O mês tradicional das férias finalmente chegou e mesmo estando de férias já faz um tempinho, preciso dizer que saber que tenho um mês todo pela frente é fantástico. A palavra férias traz uma certa paz para mim porque eu sempre odiei ir para escola, mas agora que eu gosto de ir para a faculdade representa certa saudades da rotina, mas não é como se eu não valorizasse ficar sem precisar pensar em nada e poder dormir e acordar a hora que eu quiser. 
Este mês começo o cursinho para tirar minha tão sonhada CNH. São duas semanas de cursinho e eu confesso que estou com uma preguiça enoooorme de fazer isso, mas a habilitação é algo que quero muito e vai ser ótimo fazer isso durante as férias, durante as aulas fica só as aulas práticas e o simulador. 
Quero muito também ler os sete livros de Harry Potter ao fim do mês, mas se não der os sete, espero conseguir ler o máximo de livros que eu conseguir. Faz muito tempo que quero ler todos em sequencia e até o fim, pois eu nunca consegui ler todos até o fim (não faço ideia do motivo que me levou a isso). Este ano tem Animais Fantásticos e Onde Habitam no cinema e Harry Potter and the Cursed Child (a oitava história de Harry Potter) e eu preciso estar afiada em relação ao mundo do bruxinho. Poucos sabem disso, mas Harry Potter foi o primeiro fandom que eu participei, mesmo antes de saber o que era isso. Já assisti aos filmes milhares de vezes, isso sem falar de ler tudo o que eu encontrava sobre o assunto. Tenho uma pasta com recortes de Harry Potter até hoje. 
Outra coisa que eu quero loucamente é adiantar minhas ideias e transformá-las em livro. Quero muito voltar a escrever um livro. É como se agora eu estivesse em uma fase de maturidade certa para voltar a escrever um livro. É uma ideia antiga (e gradualmente colocada em prática) criar um compilado dos textos aqui do blog, mas agora quero colocar em práticas as ideias de narrativa. Tenho duas ideias que já foram começadas, mas quero muito terminar alguma delas.

Acho que não quero demais né? hahahaha
E vocês, o que querem para Julho?
Beijos
S.S Sarfati