Image Map

Diário de Bridget Jones (2001)
Tumblr
Vocês já devem ao menos terem ouvido falar de uma autora chamada Jane Austen, eu mesma já falei dela aqui no blog no post sobre seu livro mais famoso, Orgulho e Preconceito. Se você nunca ouviu falar nela, até dá para entender uma vez que ela é uma escritora do século XVIII/XIX, mas tenho certeza que você já ouviu falar da divertida Bridget Jones
Dona de quatro livros e três filmes queridíssimos da Sessão da Tarde, Bridget Jones é um jornalista britânica de 30 anos que está acima do povo que após a virada de ano decide começar escrever um diário para expor todos os seus pensamentos como quantas calorias ela consome, quantos cigarros ela fuma e quanto de álcool ela ingeriu - tudo de maneira hilária.
Afinal, o que essa jornalista de meados da década de 1990 tem haver com a Elizabeth Bennet, protagonista de Orgulho e Preconceito? Tudo! Pois uma é praticamente uma fanfic da outra. Para quem não sabe, fanfic é quando os fãs criam as suas próprias versões de uma obra da ficção e foi exatamente isso que Helen Fielding fez quando criou o universo de Bridget: ela se baseou na principal obra de Austen para escrever seu maior sucesso. 
Sem querer dar spoilers, mas um dos grandes pretendentes de Bridget é um rapaz chamado Mark Darcy, um advogado bem sucedido e com uma boa condição financeira, apesar de tímido - lembrando que o grande galã através das gerações é o Mr. Darcy um aristocrata rico, de boa família contudo com algumas habilidade sociais prejudicadas. Além disso, Bridget e Lizzie são duas mulheres fortes, independentes e que acima de tudo  amadurecem ao longo das suas respectivas histórias. 
Como eu li em um blog chamado Escritoras Inglesas "É uma verdade universalmente conhecida que o Diário de Bridget Jones é um dos maiores prazeres secretos cinematográficos na história dos filmes."

Vocês já assistiram alguns dos dois filmes ou leram os livros? O que acharam da comparação?
Beijos
S.S Sarfati

UM COMENTÁRIO ❤

  1. Olá!!! Que filme maravilhoso, eu particularmente amo esse filme. A história nos ensina muito e faz com que pensemos um pouco mais em nossa vida.
    Beijos.

    www.meumundosecreto.com.br

    ResponderExcluir