Image Map

PUC-SP 2017

Como eu já falei várias vezes aqui no blog, atualmente eu estou estudando Jornalismo na Pontifícia Universidade Católica de São Paulo e na minha área a PUC-SP é uma das melhores opções de curso superior que alguém poderia escolher, além de ser uma faculdade muito tradicional de São Paulo especialmente na área de humanas e que teve uma participação muito forte na luta contra a ditadura militar que ocorreu entre 1964-85. Contudo, quando você vê uma faculdade com tanto nome você logo imagina que ela é difícil, mas será que ela é mesmo? 
Como eu disse no post sobre as minhas primeiras impressões na PUC, eu achei ela um pouco mais trabalhosa que a minha faculdade anterior, a UNITAU. Atualmente a quantidade de leitura que é exigido de mim e o nível dela é muito maior que antes que eu estava fazendo um curso de Jornalismo que eu não era obrigada a ler praticamente nada. Hoje eu tenho a obrigação de ler umas 100 páginas por semana mais ou menos e nem sempre os professores mandam pdf, ou seja, eu deixo uma pequena fortuna nos xerox. 
Contudo vou ser bem honesta que a PUC é muito mais trabalhosa do que difícil. Os trabalhos, por exemplo, são muito mais exigidos em termos académicos, formatação de slides e coisas assim do que o conteúdo em si, mas ainda sim não é um bicho de sete cabeças. Se você se dedicar é certeza que você vai se dar bem. Ainda que ela seja uma faculdade "tranquila" vale ressaltar que se você, assim como eu, tem potencial e/ou quer alcançar coisas maiores estar em uma faculdade maior é o caminho porque mesmo que ela não te obrigue a virar noites estudando, se você se organizar para ser um ótimo aluno como eu faço seus resultados serão muito melhores do que se você estiver em uma faculdade menor. 
Claro que isso não é regra e é uma verdade muito conhecida que quem faz a faculdade é o aluno. Na minha sala são quase 60 alunos e se 30 levam a graduação verdadeiramente a sério é muito. A grande parte dos alunos não leem o que os professores mandam, não fazem as anotações e fazem os trabalhos "nas coxas" - além de passarem as aulas todas no celular. Não vou falar que não mexo no celular durante a aula às vezes, mas cumpro com todas as minhas obrigações de maneira quase exemplar. 
Portanto o que eu digo para você que está pensando em qual faculdade de Jornalismo cursar futuramente é para você ser sincero consigo mesmo sobre seus objetivos e sobre o quanto você quer se esforçar para alcança-los. É doloroso ver alunos que os pais pagam quase dois mil reais por mês e que simplesmente não dão o máximo deles - neste caso, mesmo que você tenha oportunidade de fazer uma dessas faculdade caras, não vá. 

Deixe um comentário