Image Map

O Discurso do Rei Livro

Se você acompanha ainda que de maneira muito despretenciosa o universo cinematográfico e suas premiações, você deve se lembrar que em 2011 um dos filmes com maior número de indicações ao Oscar O Discurso do Rei. O filme, que foi o responsável pelo primeiro Oscar da carreira de Colin  Firth, conta a história do rei George VI, pai da atual rainha da Inglaterra, superando a gagueira através dos anos com a ajuda do fonoaudiólogo Lionel Louge.
No fim de Julho dei uma passada em um dos sebos escondidos de Taubaté quando me deparei com um livro com a capa do filme O Discurso do Rei a menos de R$ 20 e em ótimo estado, portanto não tive dúvidas, comprei na hora. Sempre fui uma entusiasta da Inglaterra e da Família Real Britânica, então um livro como este com certeza me faria muito feliz. O livro foi escrito Mark Louge - neto de Lionel Louge, o "fono" do rei - em cima do trabalho de pesquisa que foi solicitado pela produção do filme para que Mark fizesse.
Baseado nos diários do seu avô e em cartas trocadas entre Lionel e George VI, o livro nos mostra não apenas uma relação com os problemas de fala que marcaram a vida do rei desde a infância quando ele era apenas o Princípe Albert e não tinha pretenção alguma de ascender ao trono, mas sim a relação entre terapeuta da fala e paciente que por fim se tornaram amigos. Além disso, o livro é bastante rico em pesquisa história e aborda de maneira certeira alguns fatos sobre a família real mais famosa do mundo que só os fãs ficariam curiosos em saber. 
O enredo do livro é bastante diferente em relação ao filme e pessoalmente eu prefiro o livro que além de muito mais rico em detalhes históricos, faz muito mais sentido do que o filme. A performance de Colin no filme é digna do Oscar que ele ganhou, mas o filme esteve longe de ganhar a estatueta de Melhor Filme.
O livro narra alguns fatos desde a educação do príncipe e do seu irmão, o futuro rei Edward VII, o período em que o avô dele assumiu após a morte da rainha Victoria, seu pai assumindo, o período da I Guerra Mundial, a morte do seu pai, os 327 dias que o seu irmão ficou no poder, a abdicação do mesmo, a II Guerra Mundial e por fim sua morte. É muito interessante a maneira em que o livro descreve Albert/George VI como alguém sensível, retraído, tímido e até mesmo frágil que nunca demonstrou o perfil de alguém que tinha as características necessárias para se tornar o rei de um país e ainda sim cumpriu sua obrigação com maestria - ainda que durante o período conturbado da ascensão de Hitler e da II Guerra Mundial. Na série da Netflix, The Crown, vemos Elizabeth II com um perfil muito parecido com o do pai e as dificuldades que ela teve em lidar com isso. De maneira geral é um livro muito bom, ainda que seja direcionado apenas para os fãs da monarquia britânica.

Você já leu este livro ou algum parecido com ele para indicar para mim?
Me siga no Skoob para trocarmos dicas sobre livros :)

Beijos
S.S Sarfati

Deixe um comentário