Image Map

Não Sou Uma Dessas - Lena Dunham
O Que Que Eu Ia Falar?
Definitivamente eu caí de paraquedas neste livro, nunca assisti a episódio algum da série Girls e pouco sabia sobre sobre Lena Dunham além de que ela era uma mulher jovem que estava conseguindo uma relativa fama em um espaço de tempo bastante curto ainda que ela não fosse exatamente o padrão de mulher que a mídia gosta de vender. Tudo isso somado a inúmeras postagens no Instagram com composições fotográficas elaboradas falando sobre como o livro era fantástico e como todas as mulheres com menos de 30 anos deveriam ler o que a Lena tinha a dizer sobre a vida me fez querer ler quando tive oportunidade.
Ainda que eu tenha lido o livro em ebook, achei a edição muito bonita. As ilustrações de dentro do livro são bastante delicadas e eu senti que completava as histórias de Lena. O livro é uma grande biografia onde ela conta tudo o que ela é extremamente sincera em relação a tudo - o que é muito legal por um lado, mas constrangedor por outro. Várias pessoas disseram que se sentiram quase que perturbadas pelas situações narradas nos mínimos detalhes.
Confesso que eu não entendi direito o nome do livro, Não Sou Uma Dessas. Fiquei me perguntando se ela estava querendo dizer que ela não era uma moça comum, mas na leitura do livro percebi que esse não é bem o tipo de coisa da Lena. Em momento algum ela deixa a entender que ela é super especial, embora também não dê a entender que ela é comum.
Do início do livro é bastante animador e li muito rápido, mas ele perde o ritmo ao dar continuidade nas narrativas. Como é basicamente um livro de memórias divididas em tópicos Amor e Sexo, Amizade, Corpo, Trabalho e Panorama você pode ler na ordem que você preferir, mas eu li na sequencia - afinal, se foi escolhido esta ordem para a publicação há uma razão para isso.
Como eu disse acima, eu nunca assisti a Girls, a série da HBO criada pela Lena, então algumas coisas ficaram meio sem sentido para mim, mas nada que me fizesse interromper a leitura. Na verdade, em momento algum isso me passou pela cabeça. Ela conta histórias muito pessoais que em vários momentos me fizeram refletir sobre a minha vida - E se eu fizesse um livro com as minhas histórias, o que eu contaria nele?
É um livro de fácil identificação para todas as mulheres com seus vinte e poucos anos, embora acho que possa ser lido por qualquer pessoa de qualquer faixa etária - até mesmo adolescentes, dependendo da cabeça de cada um. Eu costumo dividir os ebooks que leio em três categorias: não compraria de jeito nenhum, compraria o exemplar físico por uns R$ 20 e compraria o exemplar físico por qualquer valor (que eu possa pagar). Não Sou Uma Dessas definitivamente se encaixa na categoria dos R$ 20: é um bom livro para passar o tempo no trajeto para a faculdade como é o meu caso, mas não deve ser lido com expectativas altas.

E você, já leu ou tem vontade de ler o livro da Lena Dunham?
Me segue no skoob para trocarmos dicas de livros :)

Beijos
S.S Sarfati

Deixe um comentário