Image Map


Se você acompanha o blog mesmo que de longe, você logo vai perceber que muito do conteúdo que eu produzo é sobre o mundo dos blogs, mídias sociais e das pessoas que os fazem. Por exemplo, cerca de um mês atrás eu fiz um post sobre a como a nossa sociedade vem se tornando uma sociedade de likes e foi incrível ver a repercussão dele, várias pessoas vieram falar comigo sobre ele depois. Eu fiquei orgulhosa de mim mesma por ter feito algo que de verdade afetou positivamente a vida das pessoas - acho que preciso me acostumar com isso, não é? Enquanto eu não me acostumo com isso, vou fazer o que eu faço de melhor: ver tudo com olhos bastante críticos.
Em meados de Julho um dos primeiros blogs famosos da blogosfera e no mercado de digital influencers, o Depois dos Quinze fez um post sobre o slow fashion - que é uma corrente do mundo da moda sobre comprar em lojas com a produção mais centralizada, que não usa mão de obra de procedência duvidosa, que não são de grandes redes e que por tudo isso o preço acaba saindo mais salgado - e então praticamente todos os blogs que falavam, ainda que por cima, de moda começaram a falar sobre o slow fashion. Blogs e canais que nunca passaram nem perto de falar sobre isso, que faziam posts e vídeos de comprinhas nas fast fashion, e ainda fazem, decidiram entrar na onda de "está todo mundo falando, vou falar também".
São tantas meninas e meninos que sonham em serem reconhecidos pelo trabalho nas redes sociais que  passam tanto tempo sonhando que se esquecem de fazer um trabalho bem feito e principalmente: único.
A blogosfera se perdeu em meio a receitas semi prontas de sucesso. Navegar entre blogs é basicamente tropeçar em um monte de blogs que falam todos sobre os mesmos temas, com texto muito parecidos e igualmente ruins. Isso é gritante quando o nicho é moda: a maioria nem se preocupa em escrever um texto sem erros de gramática e ortografia, quanto mais em fazer algo diferente das demais.
Vivemos em uma sociedade tão padronizada em tantos sentidos que a blogosfera está tão padronizada quanto o resto. Não existe modelo pronto para o sucesso. O que mais me incomoda é que parecem não entender que se você copia alguma coisa que já está em evidencia, as chances de você crescer diminuem assustadoramente. Nunca se esqueçam do que Donald Draper disse certa vez:

O sucesso está em se destacar e não em se encaixar 

Beijos
S.S Sarfati

Deixe um comentário