Image Map


Eu tive o privilegio de começar a aprender inglês aos seis anos de idade, eu era tímida e tinha acabado de me mudar para uma cidade nova em que eu não conhecia ninguém e, segundo meus pais, eu já havia demonstrado um interesse muito grande em aprender inglês e então, em 2003, a jovem Sofia deu seus primeiros passos em se tornar bilingue. Eu estudei inglês por mais de 10 anos (de 2003 até 2015) e aprendi tudo que a Cultura Inglesa poderia me ensinar. 
Claro que não posso excluir meu mérito próprio de anos de estudo e dedicação além da facilidade natural que tenho para a área de linguística (você já me acompanhava quando eu decidi prestar para Letras na faculdade?), mas foi fundamental ter começado a aprender um segundo idioma tão jovem, não só parecia mais fácil e o meu cérebro parecia absorver tudo mais fácil e rápido, mas como eu não consigo me lembrar das dificuldades que eu tive ao aprender o inglês. Além disso, chegar aos 21 anos fluente em um segundo idioma é um super diferencial (só consegui meu estágio por causa disso) porque enquanto a maioria dos jovens da minha idade estão correndo atrás de aprender inglês, eu estou tranquila quanto a isso (Mãe, muito obrigada por ter insistido nas aulinhas de inglês).


Em 2016 eu decidi virar poliglota e comecei a aprender francês. Antes de me mudar para São Paulo, estava indo tudo muito bem, eu fazia aulas regularmente, tinha uma ótima professora, estava aprendendo direitinho, mas ainda sim, eu sentia uma dificuldade que eu nunca havia sentido antes para aprender o bendito francês. Quando me mudei para São Paulo, acabei dando uma pausa nos estudos e só voltei a dar uma estuda agora, mas ainda sim por conta - o que eu nunca fiz na minha vida e está sendo uma experiência totalmente nova para mim.
Uma coisa que eu notei é que quanto mais contato eu tiver com o idioma que eu estou aprendendo, mais fácil é para eu aprender. Eu ainda não tenho nível de francês par ler um livro, mas já consigo entender algumas palavras em letras de músicas e percebo que isso me ajuda e não vejo a hora de saber o suficiente de francês para arriscar um livro infantil - afinal, todo começo é lento.
A minha dica para quem está aprendendo um outro idioma é ir arriscando em leituras no idioma. Eu não fiz isso quando estava aprendendo inglês, mas sei que eu deveria ter feito. Não existe um livro certo para começar a ler em inglês, depende muito do que você gosta de ler - sim, quem naturalmente gosta de ler já sai na frente na hora de aprender idiomas. O livro que eu quero ler assim que eu conseguir entender francês é Harry Potter e a Pedra Filosofal que é o primeiro livro da minha saga favorita.


Estive pensando em fazer posts sobre aprender um novo idioma, além de dicas e métodos que eu uso. O que você acha, se interessa? Me conta sua opinião sobre isso

Beijos

Deixe um comentário