Image Map

The Wave

Após assistir ao filme anos atrás e ficar completamente mordida pelo bichinho da indignação, me perguntando como as pessoas podiam cometer erros após erros ainda que elas já tivessem visto para onde uma sucessão de erros parecidos levaram algumas pessoas uma vez. 

A Onda é baseado em um incidente que aconteceu em uma aula de história em uma escola em Palo Alto, California (EUA) em 1969.
Conforme eles estudavam a Segunda Guerra Mundial, os alunos do professor Ben Ross não conseguiam entender como os alemães podiam ter seguido Hitler e os Nazistas. Então o Mr. Ross criou um movimento experimental chamado A Onda. O que começou com uma única classe, logo se espalhou pela escola toda. Antes do final da semana, o lema do movimento "Força através da Disciplina, Força através da Comunidade, Força através da Ação" já estava na cabeça de todos. Apenas dois alunos, Laurie Saunders e David Collins reconheciam que A Onda pelo que ela realmente era e faziam de tudo para tentar para-la antes que fosse tarde demais, mas estaria a história destinada a se repetir?

Baseado em acontecimentos reais, The Wave (A Onda em tradução livre) é um livro de ficção que com o plano de fundo de uma história de Ensino Médio, passa para o leitor a complexidade de conceitos sociológicos tal qual psicologia das multidões. Apesar de ter uma proposta incrível uma vez que a história em si provoca no leitor várias reflexões, o livro é fraco. 
É ótimo para quem está se aventurando em ler em inglês pela primeira vez, mas ainda sim, a escrita é pobre e a narrativa é tão linear que entedia o leitor. Não acontece nada demais em momento algum. Quando parece que a leitura vai se tornar emocionante, o leitor se vê em uma armadilha.  Eu esperava uma narrativa tão densa quanto ao do filme alemão de mesmo nome, mas é extremamente superficial. 
Como eu disse, é ótimo para quem quer treinar a leitura em inglês pois é uma escrita bem simples, entretanto não dá para esperar que desse treino saia a leitura de um grande livro.
É uma leitura necessária nos dias de hoje em que estamos presenciando tantos acontecimentos parecidos com os que já foram vivenciados e levaram ao horror que foi a Segunda Guerra Mundial. É preciso ter os pés no chão e evitar cometer os mesmos erros novamente.

Você já assistiu ao filme ou leu ao livro?
Não se esqueça de me adicionar no skoob para trocarmos dicas :) 


Beijos
S.S Sarfati




Deixe um comentário